Comemorações do Foral de Benavente

Junta de Freguesia de Benavente assinala 819 anos do Foral

De 23 a 25 de Março a Junta de Freguesia de Benavente propõe uma programação diversificada e para vários públicos, assinalando desta forma o Foral de Benavente que se comemora a 25 de Março.

Música, Teatro e uma Tertúlia sobre a Carta de Foral são as actividades que marcam estas comemorações, que se dividem por três dias. A identidade da freguesia de Benavente é o mote destas comemorações, que em tudo se agarram às raízes telúricas do território e das suas gentes.

Banhada pelo Sorraia e bordejada pela linda lezíria, Benavente tem mais de 800 anos de história, fruto do foral concedido por Dom Paio e confirmado por Dom Sancho primeiro.

O seu centro histórico muito consolidado assume uma forma triangular, localizando-se num dos vértices o Cruzeiro do Calvário e no centro o local onde se erguia a antiga Igreja Matriz, derrubada pelo violento terramoto de 1909 que destruiu por completo a vila de Benavente.

Mas a força do seu povo reergueu a vila vigorosamente e hoje, Benavente assume-se como uma das freguesias com melhor qualidade de vida do distrito de Santarém, com um crescimento demográfico aliado ao desenvolvimento económico, com um movimento associativo forte e dinâmico com mais de 20 colectividades e associações, lideradas por gente que trabalha abnegadamente em prol da sua terra e das suas gentes.

É uma freguesia em franco desenvolvimento, mas sempre com preocupação na preservação da natureza que é o seu grande património, mas também na sua marcante identidade cultural onde não se perdem raízes nem tradições que muito dizem às suas gentes, onde se inserem as festas populares e religiosas que acontecem por vontade do povo, não existindo nada de artificial na sua realização.

Benavente é sinónimo de tradição, de união, de dinamismo, de cultura. É uma freguesia moderna que sabe bem receber quem a visita, que muito se orgulha do seu passado. Benavente é sinónimo de bem-estar, de lezíria, de charneca, de toiros, cavalos e Campinos.

É paisagem pintada de verde e em constante transformação. São campos a perder de vista, de arroz, de trigo, de tomate. É uma terra ligada ao trabalho agrícola nos campos ribatejanos, uma terra da borda de água.

Participe nas actividades. São mais de 800 anos de história para descobrir…

 

https://www.facebook.com/Junta.de.Freguesia.de.Benavente
https://www.instagram.com/jf_benavente/
http://www.cm-benavente.pt

#foral #benavente #jfb #juntadefreguesia #cartadeforal #eventos #comemorações #teatro #tertúlia #música #município #santarém #sancho #paio #sorraia #lezíria #calvário #março

Partilhe nas redes sociais
1
Share