A alteração da rede de emissores da TDT começa a 7 de fevereiro
A alteração da rede de emissores da TDT vai começar a nível nacional a 7 de fevereiro, de sul para norte do País, concluindo-se no final de junho.
Esta mudança vai ser feita para possibilitar a introdução do 5G.
Nem todos os utilizadores de TDT serão abrangidos neste processo. As pessoas saberão que são abrangidas pela mudança se a sua televisão ficar sem imagem. Se o ecrã da sua televisão ficar negro apenas será necessário fazer a sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e continuarão a ver televisão normal e gratuitamente.
A ANACOM assegura que não será necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador. No caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono-canal poderão ter que os substituir.
Para ajudar neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre as 9h e as 22h, para a qual as pessoas poderão ligar para esclarecer dúvidas e obter apoio na sintonia da sua televisão. Caso não consigam fazer a sintonia dos equipamentos por si ou com a ajuda prestada através do número gratuito mencionado acima, a ANACOM agendará uma visita a casa da pessoa para proceder à sintonia com técnicos seus e de forma gratuita.
ATENÇÃO: A ANACOM só irá a casa de quem fizer este contacto telefónico e se na sequência desse contacto for agendada uma visita. Caso não o tenha feito e aparecer alguém na sua casa dizendo que pertence à ANACOM e que vai fazer a sintonia dos equipamentos, há que ter cuidado pois não serão técnicos da ANACOM.
Para melhor esclarecimento, a ANACOM disponibilizou ainda um video explicativo e um folheto informativo para consulta.
#anacom #tdt #migração #divulgação #televisão #mudança #5g #rede #emissor