Ecolezíria disponibiliza compostores de forma gratuita
A Ecolezíria é uma empresa pública que tem como objeto principal a recolha, tratamento e valorização de resíduos urbanos produzidos na área dos Municípios associados na RESIURB – Municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos. Em preparação está uma vasta campanha de melhoria ambiental, e começa com a entrega gratuita a quem quiser fazer compostagem em casa, desde que preencha os requisitos exigidos.
É uma excelente solução para quem tem moradias com espaço exterior e quer ajudar a reciclar os resíduos orgânicos produzidos, evitando que os mesmos sejam depositados em aterro. Para ajudar nesta tarefa, a ECOLEZÍRIA disponibiliza compostores de forma gratuita a todos os munícipes dos seis concelhos de intervenção que queiram fazer compostagem doméstica.
O que é a compostagem doméstica?
A compostagem consiste no processo de transformação de lixo orgânico de origem vegetal em adubo orgânico (também conhecido como húmus), através do enriquecimento da matéria orgânica, por micro-organismos presentes nela.
A compostagem origina dois compostos principais: o húmus e o chorume.
- Húmus: É um excelente adubo natural e pode ser utilizado para fortificar o solo em jardins, hortas e plantações diversas.
- Chorume: É o líquido eliminado através dos resíduos orgânicos durante a compostagem. Rico em nutrientes, o chorume pode ser preparado em uma mistura com água na proporção 1:10 e utilizado como um potente biofertilizante de plantas.
Quais as vantagens da compostagem para o meio ambiente?
- Reduz a emissão de gás metano (causador do efeito estufa);
- Reduz queimadas, já que os resíduos ganham um destino mais adequado;
- Substitui o uso de adubos químicos no meio ambiente;
- Reduz a quantidade de resíduos em aterros sanitários;
- Propicia o retorno da matéria orgânica de forma útil; e
- Reduz a quantidade de resíduos transportados para aterros e consequentemente, a emissão de combustíveis no ambiente.
O que pode depositar num compostor?
Como pode aderir a esta campanha?
Qualquer pessoa que possua casa com zona exterior (quintal, horta ou jardim) pode aderir a esta campanha.
As inscrições encontram-se abertas e quem se pretender inscrever pode fazê-lo descarregando a ficha de inscrição disponibilizada pela Junta de Freguesia (aqui) e após o devido preenchimento da ficha de inscrição a mesma deverá ser entregue ao balcão da Junta de Freguesia e esta será reencaminhada para o representante do projeto no Município de Benavente. A ficha de inscrição será posteriormente validada verificando se cumpre os requisitos.
Após a inscrição deverá aguardar contacto do Município para definir qual o dia para entrega ou recolha do compostor.
Adira a esta campanha e ajude-nos a criar bom ambiente!